Tailândia - Bangkok
- As Minhas Fugas
- 18 de fev. de 2020
- 7 min de leitura
Atualizado: 5 de mar. de 2020
Além de ser o maior dos continentes, é também o meu favorito.
Possui a maior população do planeta. Mais de 45 milhões de km² de beleza pura. É na Ásia que encontramos o ponto mais alto do mundo, o Monte Evereste, com 8.848m de altura.
Foram 12 dias de muita paixão. Entre a inquietante Capital e a paz das dezenas de ilhas de beleza pura.
Itinerário:
Lisboa/Dubai/Bangkok
Bangkok/Phuket
Phuket/Lisboa
4 dias em Bangkok
5 dias entre Phuket e Phi Phi Island
Assim começou a realização de um sonho...tudo organizado pela @agenciaabreu (Viagens, seguros, transferes, ...)
Tailândia é o sonho de viagem de muitas pessoas, principalmente dos mais aventureiros. Para quem vai pela primeira vez, estas dicas de Bangkok são fundamentais.
Caracterizada também por ser o centro do Budismo na região, uma das nossas dicas de Bangkok é mergulhar nos ideais da filosofia em alguns dos vários templos espalhados pela cidade.
Precisa de visto para visitar a Tailândia?
Se for viajar a turismo, não é necessário visto se você ficar até 90 dias no país. Agora, se a intenção é estender a viagem, é necessária documentação.
Como ir do aeroporto até o centro de Bangkok?
Primeiramente, fique atento ao aeroporto que vai desembargar, pois existem dois na cidade, o Suvarnabhumi Internacional e o Don Muang. Em ambas as opções táxi ou Uber podem ser utilizados, mas se atente às dicas:
√ Suvarnabhumi Internacional: como em qualquer viagem, a opção de saída do aeroporto vai depender da sua disposição, orçamento e tempo. Ir de táxi ou Uber é o jeito mais rápido e confortável, porém, mais caro.
Se optar por táxi, siga as placas logo no desembargue do aeroporto até chegar a um funcionário responsável, que já deixa tudo pronto (destino anotado no papel e indicação de qual carro você vai pegar). Geralmente o taxista pergunta se prefere que o trajeto seja pela via expressa (Express Way), o que é muito recomendado pra fugir do trânsito caótico da cidade. Porém, há dois pedágios nesta via nos valores de 50 e 25 Bath, encarecendo a viagem.
Fique atento pra não ser enganado, combine o valor da corrida antes, peça para o motorista ligar o taxímetro ou compre a viagem nos guichês, pagando antecipadamente.
√ Aeroporto Don Mueang: desembarcando do aeroporto mais central, as opções diminuem e o melhor mesmo é pegar um táxi ou Uber (sai quase a metade do preço), já que este aeroporto não tem acesso à estação de trem.
Não viaje para a Ásia sem um ótimo seguro viagem.
Qual a melhor época para visitar Bangkok?
A Tailândia é um país com clima quente e húmido, então, procure fugir das épocas mais extremas de altíssimas temperaturas e chuvas fortes. Procure ir de final de novembro até meados de fevereiro. O único problema é que essa época é alta temporada, então, a cidade está mais cheia. Apesar disso, nós sempre fomos em janeiro e foi bem tranquilo.
Já a pior época para visita a cidade é entre abril e outubro, pois é o período das monções (chuvas) e fica bem mais quente.
Quais são as principais atrações turísticas de Bangkok?
Sem sombra de dúvidas, as principais atrações são os templos e as estátuas de Buda espalhados pela cidade. Alguns dos pontos mais famosos, incluindo os arredores da cidade, são:
. Wat Pho: estátua gigante do Buda deitado
. Wat Phra Kaeo: Buda de Esmeralda
. Grand Palace: Grande Palácio Imperial
. Tour de barco pelo rio Chao Phraya Tailing Chan: Mercado Flutuante
. Khao San Road Ponte do rio Kwai Templo dos Tigres (com todas as ressalvas que esta visita tem)
. Ayutthaya Wat Sukhothai Traimit: Grande Buda de Ouro
. Wat Arun: Templo do Amanhecer
. Casa de Jim Thomp Estádio de Boxe Lumpinee (Muay Thai)
. Mercado Flutuante
Clique na seta para ver todas as fotos
Como se vestir para visitar os templos em Bangkok?
Os templos são locais religiosos e é preciso respeitar as regras de cada um. Na Tailândia, se não estiver seguindo as recomendações, não entra no templo.
Cada templo possui regras específicas, mas, basicamente, não se pode ir de ombros aparecendo e nem barriga de fora. Roupas transparentes ou que marquem muito o corpo também não são aceitas. Perna de fora não pode, portanto, nada de calções ou mini saia. Se for utilizar bermuda, tem que estar na altura do joelho.
Existem algumas regras em relação às cores, geralmente o vermelho e amarelo são proibidos, que são mais fortes (mas apenas em alguns). Alguns templos só permitem a entrada de calça mesmo e muitos até oferecem um empréstimo da vestimenta para quem estiver despreparado.
Tirar os sapatos também é algo comum de se fazer ao entrar em um templo em Bangkok. Uma dica, principalmente para as mulheres, é sempre andar com um canga na mala, assim, qualquer coisa é só amarrá-lo ao corpo para cobrir a parte necessária.
Onde ficar em Bangkok?
Bangkok tem acomodações para todos os gostos, desde o hostel mais mochileiro possível até o hotel cinco estrelas. A vantagem do país é que os preços de hospedagem são baratos de forma geral.
Dá uma olhada nessas dicas de Bangkok sobre algumas regiões de hospedagem para te ajudar a escolher o local:
Optamos por ficar no Ibis Bangkok Riverside – boa localização, com muitas opções de onde comer em redor, um mini mercado em cada esquina, os 7-Eleven, com preço muito em conta e com uma vista brutal sobre a outra margem de Bangkok e do Hotel Tower Club at Lebua,. Não deixe de aproveitar e beber um drink neste que é um dos rooftop que considero mais bonito de toda a cidade de Bangkok.
Pequeno almoço ótimo, já que as restantes refeições foram feitas sempre pelas ruas de Bangkok.

Quantos dias são necessários para visitar Bangkok?
Quatro dias é o mínimo pra você conseguir ver as atrações em Bangkok, sendo o ideal mesmo, cinco dias. Menos dias, nunca conseguirá tirar partido do melhor de Bangkok, serão viagens bastante corridas e você perderá muitas atrações. Só os templos Budistas espalhados pela cidade já ocupam grande parte do roteiro.
Como se deslocar dentro de Bangkok?
Barco, tuk tuk são a melhor opção já que, na cidade, o trânsito caótico. É a mesma regra da saída do aeroporto, a escolha vai depender do seu tempo e do destino.
Tuk Tuk é um transporte que vale a pena pegar só pela experiência de se estar em Bangkok. São uma mistura de moto com carroça, na falta de melhor descrição. Os motoristas dos tuk tuk não usam taxímetro, então, tem que combinar previamente o valor da corrida e eles geralmente são bem mais caros que o táxi.
Barcos são utilizados como meio de transporte em Bangkok, como se fosse uma balsa. Só fique atento para não confundir o barco de transporte público com o barco de turismo. O de transporte é dividido em cinco linhas, cada uma parando em uma “estação” diferente, a de cor laranja é a mais utilizada pelos turistas e o valor da passagem funciona no mesmo esquema do metro.
Clique na seta para ver todas as fotos
Quais são os melhores passeios de um dia a partir de Bangkok (bate e volta)?
√ Ayutthaya
Antiga capital da Tailândia, foi fundada em 1350 e incendiada pelo exército birmanês em 1767, fazendo com que os habitantes a abandonassem. Vale a pena ir visitar as ruínas, que ficam a cerca de uma hora e meia de Bangkok.
√ Mercado Flutuante
O mercado flutuante é bastante famoso, mas não fica necessariamente em Bangkok e sim, em Rachaburi, há 100 km de lá. As mercadorias são vendidas nos barquinhos que ficam no canal.
√ Kanchanaburi
A cachoeira Huay Mae Kamin é o destaque desta cidade, que possui paisagens naturais lindas e fica a 160 km de Bangkok. A ponte do Rio Kwae é outro atrativo da região, junto com o Cemitério de Guerra dos Aliados e o Jeath War Museum, museu que simula como os prisioneiros de guerra eram mantidos.
O quê e onde comer em Bangkok?
Não há como ficar com fome. Muitas barracas de rua, restaurantes de comida típica, fast-food. Bangkok é uma cidade turística e uma das maiores do mundo, então, alimentar-se é algo que não será complicado. Há opções para todos os gostos e bolsos.
Basicamente, a gastronomia local tem elementos exóticos como ervas, especiarias e muito arroz e macarrão...atenção ao picante.
Frutos do mar são bastante utilizados por lá e a combinação de doce, azedo e salgado também deixa a comida tailandesa com características únicas. Se quiser experimentar pratos típicos, tente o Pad Thai (a melhor das opções), que é um macarrão com camarões ou frango e especiarias.

Comida de rua é o melhor jeito de conhecer a cultura local, portanto, experimente algo das barraquinhas, mas fique atento, pois ninguém quer passar mal durante uma viagem e esse risco podemos correr em qualquer lugar! Observe a higiene do local, se é bastante frequentado por moradores e turistas, verifique os alimentos crus e evite consumir gelo e água sem saber a procedência.
Uma boa região para apreciar a gastronomia local é a área da Khaosan Road, ou o Asiatic, cheio com bares e barracas de rua com direito aos insetos e outro bichos exóticos, (levar sempre repelente para onde quer que vá) como escorpiões e grilos fritos, por exemplo. Achamos o Asiatic mais apropriado para viagem em família e adorámos. Espaço enorme, cheio de comida, brinquedos para os pequenotes, muita roupa típica, biquínis e tudo o que possa imaginar num mercado Tailandês.
Para quem é mais aventureiro e prefere aquela noite bem animada, aconselho a rua Soi Rambuttri , que tem vários restaurantes de comida internacional. Com certeza, lá você encontrará algo que te agrade ou Khaosan Road, a rua mais mochileira do mundo.
Conhecida como a Rua dos Mochileiros devido à quantidade de hosteis, bares e barraquinhas de comida e bugigangas. Uma das dicas de Bangkok para quem gosta do espírito mochileiro é ficar nesta região, que inclusive aparece no filme “A Praia”, com Leonardo DiCaprio.
Dicas de compras em Bangkok
Mercados e shoppings centers estão por toda parte. Em Bangkok você pode encontrar tanto artesanato, souvenirs e coisas típicas da cidade, como roupas de marca e eletrônicos.
O Shopping MBK Center e a região ao seu redor, chamada de Siam Square, têm bastante lojas. Tem vários shoppings praticamente interligados por passarelas, alguns mais sofisticados, outros mais populares.
O Chatuchak Market também é ótimo, mas só acontece aos finais de semana. É um mercado aberto que vende de tudo. Não deixe de visitar o Pantip Plaza caso o interesse seja eletrônicos.
Bangkok com criança
Quando estivemos em Bangkok pela primeira vez, foi tudo muito tranquilo e claro, ter atenção com a questão da pimenta na comida, pedindo sempre para ter zero pimenta.
Não há restrições, as crianças podem fazer tudo e ir a todos os lugares com vocês.
Estas foram algumas dicas de Bangkok para que você possa começar a organizar a sua viagem para lá.
Sei que muita gente tem crises de ansiedade quando pensa em ir para lá pela primeira vez, mas podemos garantir que este é um dos lugares mais fáceis de viajar, até mesmo para um marinheiro de primeira viagem, pois eles têm uma gigante estrutura turística, então, relaxe! 🙂
Boas Fugas!
Comentários