top of page

Itália - Tour pelo Norte

Atualizado: 20 de jun. de 2021


Roteiro Itália (6 dias) | Itinerário, guia e dicas de Viagem


Este roteiro de 6 dias por Itália permitiu-nos passar pelas principais cidades do norte. A escolha revelou-se bastante difícil, porque há tanto para onde ir num país que ambos queríamos descobrir há tanto tempo. De Milão até Veneza, fugimos até ao Mónaco, Pisa, Florença, Veneza e por fim mas não menos bonita, a cidade de Verona.

Para tornar o passeo mais confortável e sem depender de nada nem de ninguém, adoptamos por alugar um carro diretamente no Aeroporto de Milão.

Alugar carro, foi sem dúvida o meio de transporte com maior flexibilidade a nível de horários para um roteiro por Itália. É preciso contar com uma média de 200€ por semana, mas não se esqueçam de contratar um seguro contra todos os riscos, portangens, combustível, (...)

DIA 1 – MILÃO:

O primeiro impacto neste roteiro por Itália. Para ver honesta, para conhecer Milão, basta 1 a 2 dias, e era exactamente o tempo que tínhamos para descobrir a capital da Lombardia. Aterramos às 9h em Bérgamo e às 10h45 já estávamos a percorrer Milão.



ree

Milão é a segunda maior cidade de Itália e os seus habitantes são referidos como “milanesi“. É mundialmente conhecida por ser a capital do design, sendo especialmente famosa pelas suas lojas de moda, como a Galleria Vittorio Emanuele, onde me encontro na foto acima, o shopping mais antigo do mundo! O prato típico de Milão é o famoso Panetone (pão doce de natal). É geralmente o ponto de partida de vários roteiros por Itália pelo acesso fácil e voos baratos.

O que visitar em Milão:

Catedral Galeria Vittorio Emanuele; IICastelo SforzescoIgreja de São Maurizio; Cemitério Monumental de Milão; Ópera Convento de Santa Maria delle Grazie;


DIA 2 – Mónaco:

Não era um destino programada, mas estávamos tão pertinho que não resistímos em dar um saltinho e fazer, a pé, o percurso do Grande Prémio do Mónaco. A mais tradicional e a mais importante prova do calendário da Fórmula 1. Ele é disputado tradicionalmente no último fim de semana de maio, em um Circuito de rua, em Monte Carlo, Mónaco, e tem 3.337 metros de extensão, que exigem dos pilotos muita precisão, devido a uma grande quantidade de curvas e a estreita largura das ruas que formam o percurso.


Vista maravilhosa, com um nível de luxo nunca antes visto.



Como pernoitar no mónaco não é para todos os bolsos, consegui encontrar um bom preço em Menton, localidade a poucos Km de Monte Carlo.



ree

Ficamos hospedados no Hotel Ibis de Mentos. Um pouco à quem do que esávamos à espera mas deu perfeitasmente para as poucas horas que passámos lá dentro. Adorámos Menton. Zona super calma, tranquila, poucos turistas, cidade segura e cheia de estilo.



DIA 3 – PISA | Visitar a sua torre inclinada Apanhamos a estrada pela manhã, bem cedo que nos levou até Pisa. Esta foi uma paragem estratégica para quem, como nós, vai a caminho de Florença. Uma manhã é suficiente para ver a praça principal onde se encontra a torre mais famosa de Itália. Não acho imprescindível adicionar esta paragem num roteiro por Itália, basta uma manhã ou uma tarde.




A Torre de Pisa é um campanário da catedral de Pisa feita em mármore branco e realizada em três fases ao longo de um período de cerca de 177 anos. A torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída. Trabalhos de restauração para endireitar a torre foram realizados entre 1991 e 2001, tendo passado de um ângulo de inclinação de 5,5 graus para 3,99 graus. Rumo a Florença, a minha cidade favorita. Florença maravilhou-nos. Andar pelas suas calçadas de pedra rodeadas das suas casas rústicas, comer o melhor prosciutto da toscana bebendo um chianti e saborear um delicioso gelado italiano artesanal enquanto admiramos a beleza incontestável da sua catedral… Um encanto que poucas cidades têm.


Florença é a capital e a maior cidade da região da Toscana, sendo considerada o berço da Renascença italiana. Para nós (e para muitos) uma das cidades mais belas do mundo. Se estão a organizar uma viagem a Itália tentem incluir Florença no vosso roteiro!

A Toscana tornou-se na referência gastronómica da Itália. Cada cidade da Toscana tem a sua própria especialidade, sendo que em Florença não podem deixar de provar as Papas al Pomodoro, a Panzanella ou ainda um bom Bistecca alla Fiorentina. Um dos melhores sítios para provar diversos pratos típicos da Toscana é o Mercado Central de Florença. O que visitar em Florença?

Catedral de Santa Maria del Fiore; Cúpula de Brunelleschi; Campanário de Giotto; Palácio Vecchio; Ponte Vecchio; Basílica Santa Maria; ...

Como não tinhamos muitos dias, optámos por não dormir em Florença e, ao final do dia, segui caminho para Veneza

DIA 4 a 6 – Veneza:

Palácio Ducal; Basílica e a praça de São Marco. Tanto o Palácio como a Basílica merecem uma visita guiada. Sentimos que passou-nos muita coisa ao lado. Se quiserem podem reservar uma visita guiada do Palácio Ducal e da Basílica com entrada prioritária aqui: Visita guiada Palácio + Basílica.Teatro La FeniceIlha San Giorgio Maggiore. Recomendo subir ao campanilo da ilha de San Giorgio Maggiore em vez de subir ao tão concorrido campanário da praça São Marco. Este tem uma vista bem mais gira e não tem fila, ou pelo menos não tinha.

Torre dell’OrologioBairro de Cannaregio e DorsoduroCatedral Santa Maria della Salute. As ilhas de Murano e Burano. A meu ver, imperdível se tencionam visitar Veneza.





Onde dormir em Veneza?

Ficamos alojados num excelente parque de campismo em Veneza, o Jolly Camping in to Venice . Fica a menos de 10 min, de carro, da praça São Marco. Um bangalow com todas as condições possíveis e imaginárias. Receber até 4 pessoas, casa de banho totalmente equipada, wi-fi e ar condicionado. O parque dispõem ainda de piscina, jacuzzi e bar para comes e bebes que, em horário noturno, vira discoteca. Encontra-se numa zona sossegada e super relaxantes.


Esta paragem em Veneza ajudou imenso para descansar do bate perna nas cidades anteriores





No sexto e último dia, rumamos cedo para retorno a Milão mas, de caminho, fizemos aquela paragemzinha em Verona.

Anfiteatro romano (não recomendamos a visita pois é mais bonito por fora do que por dentro). Percorremos a cidade até ao centro sem deixar de entrar na casa de Romeu e Julieta. Emocionante mas apenhado de gente.


Cidade linda, limpa e respira história.



E assim terminámos a nossa Tour pela Norte de Itália e cheios de vontade de regressar.


Espero que tenham gostado do nosso roteiro por Itália! Têm dúvidas ou sugestões sobre o Norte de Itália? Partilhem com os outros viajantes nos comentários 😉


 
 
 

Comentários


Join our mailing list. Never miss an update

Thanks for submitting!

© 2023 by Fashion Diva. Proudly created with Wix.com

bottom of page