top of page

Meu Portugal: A minha cidade - Setúbal

Atualizado: 22 de mar. de 2020

Setúbal: tudo que precisa saber sobre a cidade de Setúbal: Sou sujeita quando se trata de falar na cidade de Setúbal...adoro. Nacida e criada nesta linda cidade à beira rio plantanda.

São muitas as pessoasque têm escolhido esta cidade por diversos fatores:

1. A sua localização - a poucos minutos da grande capital - Lisboa;

2. Baixo custo de vida;

3. A quantidade de praias de águas limpidas e reconhecidas a nível Mundial;

4. A beleza da Serra da Arrábia que a todos encanta;


Uma panóplia de coisas boas que esta cidade tem para oferecer.

Cidade de muita história, cultura, fazem de Setúbal uma boa alternativa para quem pretende por aqui viver. Oferece uma excelente rede de acessibilidade, com boas rodovias, muita oferta de transporte – rodoviário e ferroviário – e fica a apenas 40 minutos de distância do aeroporto de Lisboa; A 50 quilômetros do centro de Lisboa.


Com o crescente interesse e investimento na cidade, o turismo tem vindo a aumentar de uma forma alucinante. Há muito para ser explorado aqui - Praias, serra, natureza, cultura, gastronomia... um prato cheio de intertenimento. Jardins e parques para caminhadas e prática de exercícios, contato com a natureza e para quem gosta de seguir trilhos a belíssima Serra da Arrábida... é só considerado uma das Maravilhas Naturais de Portugal.





De frente para as águas do Atlântico, Setúbal é geograficamente uma cidade privilegiada. Nasceu destes três grandes valores que são a serra, o rio e o mar, não surpreendendo, por isso, que haja vestígios de ocupação humana desde tempos pré-históricos.

É a terceira maior cidade de Portugal, mas ainda assim é tranquila, calma, onde facilmente se atravessa a cidade de uma ponta à outra. Está virada de frente para a Península de Tróia, completando um quadro digno de postal. Natureza, história, localização e gastronomia são alguns dos seus principais atrativos. Atrevo-me a dizer, difíceis de igualar.



ree


Natureza luxuriante

O Parque Natural da Arrábida é uma surpresa para todos os que o visitam. É uma imensidão de vários tons de verde que caem sobre os tons também eles verdes e azuis do mar. Pontuado por praias idílicas e enseadas secretas, simboliza o encontro pacífico, natural e protegido entre a terra e o mar. As suas praias escondidas no meio da vegetação oferecem um cenário singular.

Por isso, não é de admirar que dar um passeio de carro pela Arrábida (há quem lhe chame o passeio dos tristes :) ) seja típico das gentes de Setúbal.





A paisagem que alia o verde da serra ao azul do mar cria momentos únicos para a contemplação, a reflexão e, claro, para imortalizar em muitas selfies, vídeos, fotografias…

A Arrábida é um local de grande diversidade de espécies de fauna e de elevado interesse botânico devido à composição da sua vegetação.

As praias: Albarquel, Figueirinha, Galápos, Galapinhos, Coelhos, Creiro e Portinho. Praias de águas serenas e cristalinas, favorecendo a observação de espécies marinhas. Sendo uma zona protegida, facilmente se observam, em áreas mais recônditas, berçários de várias espécies. Pequenos polvos e peixes, linguados a fugir no fundo do mar e cardumes vários cruzam-se com os banhistas que mergulham nestas águas frescas.

As praias são, sem dúvida, das mais belas de Portugal e da Europa, tendo já sido recebidos prémios internacionais. Em 2017, a praia de Galapinhos foi eleita a melhor praia da Europa pelo site European Best Destinations, a plataforma que distingue os melhores destinos europeus. O site de promoção de destinos europeus elogia a beleza de todo o Parque Natural da Serra da Arrábida e reforça que Galapinhos, a pouco mais de 30 minutos de Lisboa, é uma «praia perfeita numa natureza intocada».





Imperdível será fazer um passeio pela estrada que serpenteia pela Arrábida. Aí, procure o Convento da Nossa Senhora da Arrábida. Fica meio escondido entre as árvores e virado para o mar. Data do século XVI para servir de abrigo a monges franciscanos eremitas que usavam as suas torres de vista deslumbrante para profundas meditações. A sua livraria alberga livros preciosos. Destaque especial para exemplares únicos e caricatos, como uma cópia inteiramente manuscrita do Tratado de Quiromancia com um desdobrável ilustrado dos signos do zodíaco. Não é algo que se espera ver numa biblioteca da igreja católica.



ree


Banhada pelo rio Sado, Setúbal tem como vizinhos acarinhados os golfinhos roazes, sendo atualmente o único local em Portugal Continental que alberga uma comunidade destes belos mamíferos. Sabia que no Estuário do Sado vive uma comunidade de 29 roazes corvineiros? E que esta é uma das três únicas colónias residentes em estuários em toda a Europa? Já agora, sabia que em liberdade eles podem viver até aos 50 anos, mas em cativeiro não ultrapassam os 35? Pode saber estas e outras curiosidades a bordo de embarcações que favorecem o avistamento de golfinhos em liberdade. É, sem dúvida, umas das coisas a fazer por quem visita Setúbal.

Por fim, o Estuário do Sado. Casa de pernas-longas, flamingos, águias-sapeiras ou cegonhas-brancas, de golfinhos que até aqui chegam ou de ostras que aqui se reproduzem, este é um ecossistema vivo de elevada sensibilidade ecológica e de grande potencial turístico em respeito pela natureza. Pode visitar o Moinho de Maré da Mourisca, que representa um testemunho secular de como o homem adaptou as forças naturais em proveito próprio.





Os ícones da cidade

Setúbal tem esta natureza única que a envolve, mas também uma oferta cultural e gastronómica que herda da sua riqueza histórica e antiguidade.

O Convento de Jesus, no Largo de Jesus, é uma edificação de estilo gótico que data de 1494, sendo considerado um dos primeiros exemplos do estilo manuelino, que se caracteriza por ser uma variação do gótico ‘à portuguesa’ com simbologia do poder régio. Merece uma passagem por lá.




Passemos ao forte de S. Filipe. Não, não é um castelo, apesar de ser conhecido como tal. Esta edificação localizada no cimo da montanha sobre a cidade, o rio e o mar, oferece uma vista panorâmica inigualável. A sua localização privilegiada de observação valeu-lhe a primeira edificação como estrutura defensiva em 1325 e foi sempre sendo reaproveitada. Atualmente alberga uma pousada e uma bar, onde pode pernoitar ou fazer refeições. Se procura fotos sobre a cidade, é aqui que se deve dirigir.




Setúbal é uma cidade de pescadores. E nada melhor do que um passeio pelo Mercado do Livramento, na Avenida Luísa Todi, para sentir o ADN da cidade e o cheiro inigualável a mar. Este continua a se rum mercado muito movimentado a até já foi considerado dos melhores do mundo, segundo o jornal USA Today. Por lá encontra peixe, fruta, queijos, pão, flores… tudo produtos da região que enchem as bancas e são um espetáculo digno para os seus olhos. Mas se quiser ir ainda mais além, visite a Doca dos Pescadores e assista ao descarregar e venda do peixe na lota. Acorde cedo!!!


Cidade do poeta Bocage (1765-1805), tem na praça dedicada a este escritor arrojado, um dos seus principais símbolos, para onde confluem várias artérias de comércio da baixa da cidade. O monumento que se ergue em sua honra desde 1871 é feito de mármore branco. Bocage, com a cabeça descoberta e levemente inclinada, vestido à sua época, empunha na mão direita uma pena de ave e segura na esquerda algumas folhas de papel. Pode sentar-se nas esplanadas da praça e assistir ao movimento da cidade que por aqui passa.

A par do poeta, a cantora lírica Luisa Todi (1753– 833) é outro dos nomes da cidade. Dá nome à principal avenida de Setúbal. Com uma capacidade invulgar de cantar com a maior perfeição e expressão em português, francês, inglês, italiano e alemão, é considerada a meio-soprano portuguesa mais célebre de todos os tempos.


Gastronomia

Visitar toda esta beleza rodeada de ar puro, abre o apetite, E o que é típico em Setúbal? Todo o tipo de peixe assado: sardinhas, carapaus, besugos, peixe espada… e, claro, o famoso choco frito, servido em sandes ou com batata frita e salada. Há por todos os restaurantes espalhados pela cidade. Prefira as tiras mais fininhas e crocantes. Fica a dica. São deliciosas.

Para os amantes do gosto a mar, as ostras estão de volta à cidade.

Desaparecidas durante décadas devido à poluição das águas por metais pesados e também devido à morta maciça em toda a Europa, estão agora de volta à mesa dos setubalenses ao serem novamente produzidas no Estuário do Sado, entretanto recuperado.

Qualquer restaurante representa muito bem a sua cidade, vai ficar bem onde quer que se sente.




A acompanhar os pratos típicos, os vinhos da região. Setúbal tem uma intenção tradição de vinhos, com inúmeras adegas a produzirem, seja branco, tinto, verde ou o famoso moscatel de Setúbal. Este último acompanha bem com uma bolacha Piedade, criadas em 1855 e exclusivas de Setúbal, ou uma torta de Azeitão à sobremesa.

E já que falamos de Azeitão, uma vila bem próxima da cidade, além das suas tortas, não pode perder os famosos queijos de Azeitão e nem os ‘S de Azeitão’. Estes bolinhos secos de partir o dente são absolutamente deliciosos. Sugerimos ‘O Cego’, nesta vila. Vai devorar o pacote inteiro quando estiver de regresso desta viagem. Nós assim o fizemos sempre que por lá passamos.





Amo a minha cidade de rio Azul. Venham até cá e Boas Fugas!

 
 
 

Comentários


Join our mailing list. Never miss an update

Thanks for submitting!

© 2023 by Fashion Diva. Proudly created with Wix.com

bottom of page