Portugal - Foz d’Égua, Fraga da Pena & Piódão
- As Minhas Fugas
- 21 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Na freguesia do Piódão e na deslumbrante Serra do Açor, encontramos destinos deslumbrantes como a Foz d’Égua. Típica aldeia portuguesa, com cerca de 50 habitantes, envolvida num belo cenário natural. Com aspeto rural serrano, tem casas típicas, feitas de xisto e lousa. Rodeada de uma natureza praticamente intocada. Venha connosco à descoberta desta autêntica maravilha portuguesa que se encontra quase sempre deserta.
A praia fluvial
Em Foz D’Égua existe uma excelente praia fluvial, que é o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs. O acesso pedonal a esta praia é um pouco acidentado, devido às íngremes escadas de xisto, mas vale o esforço. Chegando, terá muito espaço para estender a toalha, numa zona plana, podendo optar por relva ou pedra.
Depois de ter sido construído um açude, formou-se uma piscina natural, com águas calmas e límpidas, ainda que um pouco frias. Com a chegada do verão, os turistas que procuram a praia fluvial levam a que a agitação aumente na aldeia. No entanto, esteja tranquilo, pois vai ter sempre muito espaço para desfrutar do local.
As aldeias de Chãs d’Égua e Piodão
Se estiver em Foz d’Égua não pode deixar de dar uma saltada à aldeia vizinha de Piodão. Tem a alcunha de “aldeia presépio”, devido à disposição das suas casas na encosta e ao ambiente que ganha quando anoitece. As casas são de xisto e lousa, com janelas pintadas de azul...deslumbrante.
As principais atrações turísticas são a Igreja Matriz do século XVII e o Núcleo Museológico do Piódão. Tem boas opções de alojamento,
Um restaurante para provar a gastronomia local
Excelentes restaurantes e lojas que vendem produtos tradicionais, como artesanato, licores, mel e pão (ai os licores...).
Pode começar com uma broa de milho com queijo das cabras. E como prato principal há opções como bucho recheado e chanfana. Como sobremesa, experimente a tigelada.
Comentários